Produção e Promoção Cultural

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: CSCC30009
Sigla: PPC
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o sector cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e as suas respetivas competências.
• Desenvolver estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.

Programa

Módulo I – O sector cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura: produtores e programadores de cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural

Módulo II – Projetos culturais
Planeamento e estratégias de produção cultural
Marketing
Mecenato cultural
Assessoria de comunicação



Métodos de Ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades. O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Trabalho individual (análise aprofundada de um projeto cultural): 45%.
b) Trabalho de grupo (elaboração de projeto cultural, produção e divulgação): 45%.
c) Presença, participação, exercício e apresentações em sala de aula: 10%.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia básica:

AAVV (2002). O Estado das Artes.¬ As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim; RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera.
CEREZUELA, David Roselló i (2007). Diseño y evaluación de proyectos culturales - De la ideia a la acción. Barcelona: Editorial Ariel.
CHINEM, Rivaldo. (2003). Assessoria de imprensa - Como fazer. São Paulo: Summus.
LOPES, João Teixeira. (2007). Da Democratização à Democracia Cultural; Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Lisboa: Profedições.

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