Código: | CSCC30009 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
Português
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o sector cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e as suas respetivas competências.
• Desenvolver estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Módulo I – O sector cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura: produtores e programadores de cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Projetos culturais
Planeamento e estratégias de produção cultural
Marketing
Mecenato cultural
Assessoria de comunicação
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades. O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Trabalho individual (análise aprofundada de um projeto cultural): 45%.
b) Trabalho de grupo (elaboração de projeto cultural, produção e divulgação): 45%.
c) Presença, participação, exercício e apresentações em sala de aula: 10%.
Bibliografia básica:
AAVV (2002). O Estado das Artes.¬ As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim; RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera.
CEREZUELA, David Roselló i (2007). Diseño y evaluación de proyectos culturales - De la ideia a la acción. Barcelona: Editorial Ariel.
CHINEM, Rivaldo. (2003). Assessoria de imprensa - Como fazer. São Paulo: Summus.
LOPES, João Teixeira. (2007). Da Democratização à Democracia Cultural; Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Lisboa: Profedições.
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